
Queimadas e Danos Celulares: Há relação?
Na verdade há e muita. Alguns estudos mostram como as interferências do meio ambiente podem causar graves males "microscópicos" à saúde humana e como tais males resultam posteriormente em problemas sem precedentes que podem causar a morte. Indico a leituras de alguns trabalhos de profs. como o Dr. Paulo Saldiva (Usp) e o Dr. Arbex (Unesp).
Quando tratamos em queimada da cana-de-açúcar, a relação é a seguinte: Essas queimadas produzem fuligem e esta fuligem contém alguns produtos tóxicos e nocivos à saúde, como os HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos). Esses HPAs sendo inalados e em contato com o nosso trato respiratório, também entra em contato com nossas células. Esses produtos tóxicos podem causas quebrar nucleares nessas células, o que pode resultar em má formação celular ou mesmo perda de função, podendo levar a diversos males, como o câncer.
Mas o texto não quer tratar exclusivamente disso, esse trabalho que me referi está em andamento em muitos centros de pesquisas. O problema central deste assunto é a questão tecnológica. Afinal, as sociedades e o mundo não vive mais sem tecnologia e avanço social - Degeneramos, como diria J. J. Rousseau. No entanto, as tecnologias dependem de fontes energéticas, umas dessas fontes é o álcool, porém no curso de sua produção estão as queimadas, que são danosas à saúde. Então fica a dúvida: O que fazer?
Mais do que nunca se torna imperativo a busca por energias para abastecer produções e fontes tecnológicas e, com isso, impulsionar o avanço social; porém, estará a frente nessa corrida as sociedades que buscarem crescimento juntamente com maior "produção" de qualidade de vida aos seus cidadãos. O governo brasileiro parece querer investir (já um tanto quanto atrasado) em estudantes e pesquisadores do setor tecnológico. Será muito bem-vindo se tiverem em mente também essa questão da qualidade de vida durante todo o percurso da produção, ou então um futuro como visto no filme Mad Max será cada vez mais real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário